Demola Norte de Portugal Inauguração

12 de Outubro, 2017

No dia 12 de outubro de 2017, o PCT TMAD Brigantia EcoPark acolhe a primeira plataforma de inovação DEMOLA em Portugal.

O DEMOLA é uma plataforma de inovação que servirá de interação entre estudantes, empresas e o IPB.

Aos estudantes, o DEMOLA oferecerá uma oportunidade única de adicionarem, aos seus percursos académicos, uma perceção do que se espera deles no contexto de trabalho.

Serão envolvidos na resolução de problemáticas reais das empresas, enquanto desenvolvem competências adicionais ao trabalhar num projeto com uma equipa multidisciplinar, incluindo profissionais das empresas parceiras. Todo este trabalho será parte integrante do seu plano de estudos e certificado pelo IPB. As ideias desenvolvidas por cada equipa serão propriedade dos estudantes, que poderão escolher vendê‐las à empresa proponente, patenteá‐las ou criar a própria empresa a partir. Assim, o projeto DEMOLA poderá ser uma fonte de rendimento financeiro para os estudantes.

Para o IPB será um meio de melhorar a perceção das reais necessidades do mercado de trabalho, servindo de base para a construção de projetos de trabalhos de campo/ estágios/ projetos de fim de curso/ investigação em contexto de proximidade com a realidade empresarial.

Para as empresas, esta é uma forma de utilizar recursos de que o IPB dispõe, e que poderão estar fora do seu “core business”. As empresas têm aqui uma oportunidade de ter novas visões sobre os seus problemas, ideias frescas e perspetivas novas. Ter uma equipa de jovens talentos de todos os campos da ciência, com acompanhamento de parceiros do ensino superior, dispondo de resultados de investigação, inovação e desenvolvimento em primeira mão, com nenhum risco financeiro. A empresa pode acompanhar todo o processo, analisar a solução e só depois decide se quer comprá‐la aos estudantes.

Norte 2020 Portugal 2020 União Europeia Member of IASP